sábado, 14 de novembro de 2009

O Carrossel da Bebé

O Carrossel da Bebé
Lg. dos Pescadores
Cova-Gala
3090-664 Figueira da Foz
T 233 431 457
M 964 300 663
E restaurantecarrossel@gmail.com
W restaurantecarrossel.blogspot.com
Contacto: Bebé
Fecha: 2f (no Verão não fecha)
Preço médio: 18 Eur


Se Aveiro e a Figueira da Foz foram bafejadas pelas boas moções dos deuses, que entenderam bordejá-las de belas e copiosas praias, Leiria e Coimbra foram menos afortunadas, tendo de procurar o refrigério marítimo para além das suas saias. Leiria ficou com as praias de São Pedro de Moel e Vieira, enquanto Coimbra estabeleceu canal directo com a Figueira da Foz. Destino estival de eleição, portanto, para os conimbricenses, o que incluiu, em tempos idos, a família de Bebé – pediu-nos para ser assim tratada, note-se -, proprietária do restaurante Carrossel, na praia da Cova, em Gala, Figueira da Foz. Só que Bebé foi para ficar, casou e acabou por se dedicar em exclusivo à actividade restauradora. Certo é que temos todos de lhe agradecer a empresa, porque o receituário que pratica e partilha no Carrossel é genuíno e tirado dos costumes dos pescadores, da tradição e da história; só ali o podemos provar na medida plena. Caso da Raia de Pitau, prato que sai do génio conserveiro de outrora – secava-se a raia ou enxambrava-se para cozinhar depois – a que se juntou o “pitéu”, que é um molho produzido a partir dos seus fígados, particularmente saboroso. Caso também da chora de línguas, sopa de bordo enraizada nos tempos dos primeiros bacalhoeiros na Terra Nova. Fazia-se então com as caras – cabeças – de bacalhau uma espécie de caldeirada que, por ser a primeira coisa a esgotar-se a bordo, fazia “chorar” por mais. Bebé, sabiamente, foi às línguas – abundantes porque quase ninguém as quer - buscar parte ainda mais saborosa, ela própria também comestível. Com a introdução de marisco fresco, fixou-se o prato como Chora de Línguas com Marisco. Não deixamos o assunto do bacalhau sem darmos com três declinações mais. As línguas voltam à liça, na em boa hora criada Açorda do Mar com Línguas de Bacalhau panadas. Aparecem ainda as canónicas pataniscas, apresentadas a preceito no Arroz de Couves com Pataniscas de Bacalhau. E, finalmente, os Samos Marisqueiros. O samo – ou same – é a bexiga nadadora do bacalhau e, em prato de tacho emprestam parte da sua textura e o seu grande sabor a todo o caldo. Não é, como muitos dizem, o bucho do bacalhau. Quem já conhece os samos não precisa de apresentação; quem ainda não conhece deve guardar-se e ter o primeiro contacto com aquela parte do fiel amigo aqui, no Carrossel.
Puxando à Figueira da Foz mais do que ao mar propriamente dito, Bebé tem três grandes soluções para quem procura sabores genuínos e diferentes. São eles a Massala de Peixe, Dobrada do Mar à Figueira Antiga e o Arroz Marinheiro. Nenhuma delas se parece com os pratos respectivamente evocativos, tirando a ligação hidratos de carbono com proteína. Todos são verdadeiras experiências de iniciação ao que o mar dos primeiros inspirava.

Raia de Pitau à Minha Moda – A “moda” é a de Bebé e visa sobretudo fixar a receita que inclui os fígados

Chora de Línguas com Marisco – Refogado com azeite, cebola, tomate, alho e louro, como em todos os fundos. Línguas demolhadas e dessalgadas, juntam-se ao refogado, mas não têm muito tempo de cozedura, porque são frágeis. Depois junta-se marisco.

Samos marisqueiros – A bordo dos bacalhoeiros, quando se escalava o bacalhau, os samos tiravam-se da parte rejeitada da espinha. Limpavam-se e salgavam-se, tal como se fazia com as caras, línguas e lombos. Os Samos correspondem à bexiga natatória, e ficam junto à cartilagem do peito, por baixo das guelras.

Açorda do Mar com Línguas de Bacalhau panadas – Açorda feita com muito alho picado e passado em azeite, bem puxado. Amêijoa, camarão e berbigão, tudo migado. Depois, pão de segunda e está feita a açorda.

Arroz de Couves com Pataniscas de Bacalhau – As pataniscas são normalmente feitas com bocados de bacalhau, apresentando-se fofas. Outras são essencialmente feitas de farinha e muito pouco bacalhau. As de Bebé são rijas, finas e são quase 100% bacalhau.

Dobrada do Mar à Figueira antiga – De novo os Samos. Azeite, alho, coentros. Entremeada e rodelinhas de chouriço caseiro. Chama-se-lhe “dobrada” porque é evocativa do perfil da dobrada “carnívora”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.