domingo, 2 de outubro de 2011

Sunday Brunch, como deve ser!


Ainda há razões para acreditar que a boa vida não se acabou. Desossei um frango ontem, que comprei no Talho do José Luís, que por sua vez me ofereceu três salsichas frescas de porco, juntamente com alguns miúdos. Também me pôs no saco 12 fatias fininhas, como eu gosto, de presunto feito à antiga, em fumeiro. Na minha peixaria, como já aterrei tarde, só consegui comprar uns carapauzinhos que até estavam fresquíssimos. Ao mesmo tempo, tinha em casa conservas dos Açores, marca Santa Catarina, que o Edgardo me tinha dado há já algum tempo. E uma garrafinha de Arinto de Bucelas. Então que deu isto tudo? Um almoço de Domingo fora de série. Tudo low-cost! Vejam só:

Rolinhos de frango - Abre-se 3 salsichas frescas de porco, a que se junta fígado de frango, bem como as aparas da desossa da ave. Ao amassar, dá-se um golpe de vinagre, pica-se tudo muito bem, acrescentando no final queijo emmenthal ralado na altura. Tempera-se a gosto e polvilha-se sem excesso com farinha Maizena. Dos peitos, dá-se golpes sucessivos, ao longo da fibra, de forma a extrair "tapetes finos" de carne. Massaja-se com os dedos passados por azeite virgem e esfrega-se com flor de sal. Recheia-se com o preparado acima e fecha-se os rolinhos com a ajuda de palitos ou cordel culinário. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 45 minutos, depois 15 minutos a 240ºC. Deixa-se arrefecer e depois de frio reserva-se no frio para o dia seguinte, em filme de cozinha.

Estupeta de Barriga de Atum - PIca-se em brunesa fina um tomate chucha pelado e desgrainhado, e dá-se igual tratamento a uma cebola de semente portuguesa média e a dois dentes de alho. Rega-se com vinagre de vinho branco e polvilha-se com salsa picada. Corta-se picadinho o conteúdo de uma lata de Ventresca de Atum Santa Catarina, ao qual se junta o resultado do trabalho previamente descrito. Guarda-se uma hora no frio, regado com um fio de azeite virgem extra.

Salada de Atum e Batata Doce dos Açores - Fácil! Basta - para mim... - juntar azeitonas verdes descaroçadas e cortadas às rodelas fininhas - ao fabuloso conteúdo de uma lata Santa Catarina de Salada de Atum e Batata Doce. Flor de sal e já está!

Carapauzinhos de escabeche - Salgam-se os carapaus, deixando ficar meia hora. Polvilha-se depois abundantemente com uma mistura de 2/3 farinha de milho e 1/3 farinha de trigo. Fritam-se em óleo bem quente, 220ªC, cerca de 2 minutos. Reserva-se em papel absorvente. Corta-se em tiras 1 cebola por cada 8 carapaus, que se leva, com azeite, pimentão doce e folha de louro, a fervilhar até a cebola ficar translúcida. Deita-se por cima dos carapaus fritos, deixa-se arrefecer e guarda-se no frio.

Também temperei com alho desnervurado picado, orégãos e limão umas azeitonas retalhadas. E, claro, pus na mesa o presunto fininho. O queijo foi posto em três variantes: 1) Queijo da Beira Baixa à cabreira (cerca de 30% leite de cabra); 2) Queijo Castelo Branco com 8 meses de cura; e 3) Serpa curado.

Bom apetite e Bom Domingo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.