sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Em terra de maçãs

Moimenta da Beira tocou a reunir com mais uma edição da Expodemo, uma mostra invulgar de produtos em que a maçã é rainha - a variedade Bravo da aldeia de Esmolfe, “bravo de esmolfe”, é talvez a mais famosa, e os vinhos são de nada menos de três denominações de origem diferentes. Távora-Varosa, Dão e Douro. Estamos em terras do demo, uma zona de grande diversidade de estilos, desde a Malvasia Fina, que se estima ter sido a primeira casta plantada em Portugal, pela mão dos frades cistercienses perto de S. João de Tarouca, até aos espumantes que pelas margens do Varosa, afluente do Douro, se impõem nos lugares cimeiros. Momento para descobrir também os vinhos tranquilos que se fazem por estas bandas, ombreando em elegância com o Dão (granitos) e o Douro (xistos). Ficam aqui alguns destaques e descobertas que fizemos neste evento de que ficámos fãs. Boas provas!

17,5 - Quinta dos Monteirinhos Encruzado DOC Dão branco 2012 | Quinta dos Monteirinhos - 6,8 Eur
Vinho ainda em quase-estreia. Complexidade, frescura e sobretudo longevidade. Foi umas das grandes surpresas da Expodemo deste ano. As vinhas são de perfil granítico e situam-se em Moimenta de Maceira Dão, Mangualde. Há uns toques ligeiramente salgados na boca, e a elegância que possui vai permitir-lhe chegar longe, em termos de evolução. Assim como está já tem bom equilíbrio, ao mesmo tempo que clama por que nos sentemos à mesa com ele. Bom trabalho de enologia.

16 - Terras do Demo Malvasia Fina DOC Távora-Varosa branco 2014 | Coop. Agrícola Moimenta da Beira - 4,5 Eur
A Malvasia Fina como que na sua terra-berço, a mostrar-se a um tempo opção válida como monovarietal vinho e excelente relação preço-qualidade.

17 - Terras do Demo Espumante Távora-Varosa Espumante branco | Coop. Agrícola Moimenta da Beira - 8,5 Eur
Clássico dos espumantes nacionais, premiado em concursos internacionais, óptimo para a mesa numa diversidade grande de pratos.

17,5 - Raposeira Super Reserva Espumante rosé bruto | Soc. Agrícola e Com. do Varosa - 7 Eur
Aqui está mais um sinal de que a empresa que também detém a Murganheira trabalha com um rigor muito raro em Portugal. Em poucos anos, elevou a marca Raposeira aos píncaros. Bravo!

16,5 - Decisão Reserva DOC Távora-Varosa branco 2014 | Quinta das Cepas - 4,75 Eur
Perfil acentuadamente mineral, com notas de trufas e terra húmida. Atentando no preço, percebe-se a grande mais-valia deste vinho, com qualidade a condizer.

17 - Quinta da Carregosa Reserva DOC Douro tinto 2013 | Quinta da Carregosa - 9,5 Eur
Vinho estruturado, bem trabalhado na vinificação e no estágio. De boa raça, mostra-se ainda fechado, ao longo de um par de anos vai desenvolver todo o seu potencial.

16,5 - h’Our DOC Douro branco 2014 | Parceiros na Criação - 7,7 Eur
Complexo e copioso, tanto no nariz como na boca, está aqui um vinho candidato à experiência à mesa com queijos, bacalhaus e, claro, peixe grelhado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.