domingo, 6 de março de 2016

Haig Club, um whisky descomplicado e democrático

Custa 40 Eur (700ml) e é o estreante whisky “single grain”, orientado para os consumidores não-clássicos do destilado escocês, com a marca de David Beckham. Ao contrário dos seus sofisticados congéneres topo de gama, o Haig Club é produzido a partir de grãos de cereais não maltados - processo mais directo - e destilado em coluna, em vez de alambiques clássicos. O que não quer dizer que não tem raízes profundas no tempo, já que a destilaria de Cameronbridge, onde é produzido, tem mais de 400 anos de laboração contínua. Impressionante. O whisky em si, para quem como eu gosta de ter prazer com a complexidade e sofisticação, é ligeiramente decepcionante, por se assemelhar muito a um bourbon novo, mas por outro lado permite saídas semelhantes às de um gin, em termos de preparação. Tanto é que a própria marca aconselha, como perfect serve, 50ml Haig Club, 200ml Ginger Ale, e um twist de laranja.
Algumas curiosidades: 1) Garrafa azul-escuro, evocativa dos copos utilizados para produzir os blends, em que apenas aroma e sabor devem ser contabilizados; 2) Tampa cor de cobre, material de que são feitas as colunas de destilação; 3) Foi em Cameronbridge que se desenvolveu a técnica de produção de whisky em coluna.
Portanto, finalmente um whisky em que o cubo de gelo, e tudo o que se quiser acrescentar faz parte do jogo, deixa de ser um “crime” (que entretanto toda a gente praticava…). Provei e gostei. Vou continuar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.